terça-feira, 10 de abril de 2012

Você sabe o que é Felicidade Interna Bruta?


http://www.blogiveco.com.br)" target="_blank" style="color: #888; font-size: 22px; font-family: Arial,Helvetica,sans-serif; font-weight: normal; text-decoration: none;">Você sabe o que é Felicidade Interna Bruta?


Você sabe o que é Felicidade Interna Bruta?

Posted: 09 Apr 2012 07:08 AM PDT

Este foi um termo criado pelo rei do Butão Jigme Singye Wangchuck em 1972 em contrapartida ao termo Produto Interno Bruto. Quando criticado sobre a economia do seu país que crescia miseravelmente, o rei argumentou e assinalou o seu compromisso de construir uma economia baseada na cultura de seu país. Para tanto, seria necessário levar em consideração os valores espirituais budistas.

Ao contrário dos modelos tradicionais de desenvolvimento, que tem como objetivo principal o crescimento econômico, o FIB baseia-se no princípio de que a qualidade de vida da população e a conservação do meio ambiente são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade humana. Desta forma, o objetivo principal de uma sociedade deveria ser a integração do desenvolvimento material com o psicológico, o cultural e o espiritual – sempre em harmonia com a Terra.

Na ONU

No início dessa semana, a Organização das Nações Unidas implementou uma resolução adotada unanimemente pela Assembléia Geral em junho de 2011, que coloca a “felicidade” na agenda mundial. Isso acontece depois da criação do FIB, Felicidade Interna Bruta, e do apoio dado ao conceito pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Veja abaixo as nove dimensões do FIB. Clique na imagem para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário