terça-feira, 31 de julho de 2012

Comunicação e Oratória -Dicas de Respiração

Comunicação e Oratória -Dicas de Respiração

A respiração é fundamental no sucesso de uma apresentação em público. Respirar deveria ser uma prática natural e saudável. Infelizmente os vícios de nossa educação, e as tensões a que estamos submetidos tanto na vida profissional quanto pessoal e familiar, geram enrijecimentos. Couraças de caráter nos adoecem e nos limitam a ter uma vida plena de saúde física, mental, emocional  e espiritual.

O principal músculo da respiração é o diafragma. “É um músculo estriado esquelético em forma de cúpula e principal responsável pela respiração humana (também é auxiliado pelos músculos intercostais e outros músculos acessórios); serve de fronteira entre a cavidade torácica e a abdominal. “ (Fonte Wikipedia).

Para facilitar o contato e a auto percepção do diafragma, recomendo aos alunos que coloquem as mãos na altura do estômago. Em seguida peço que simulem uma tosse. Automaticamente o diafragma se manifesta, como se empurrasse as mãos dos participantes. Essa é uma experiência simples que você poderá fazer, e assim se conscientizar do funcionamento desse músculo. Uma vez, tendo consciência do músculo é fundamental realizar o treinamento de uma respiração profunda, iniciando na região abdominal e ampliando para a região toráxica superior. Aumentar a capacidade de respiração e o volume de ar dentro dos pulmões irá trazer bem estar e maior controle da fala. Ampliar e controlar a respiração é um excelente caminho para diminuir a ansiedade e lidar melhor com a angústia diária, e conseqüentemente com o nervosismo diante da platéia, em uma apresentação em público.

Inspirar e expirar lentamente antes de uma apresentação, ou mesmo diante de um conflito, são formas eficazes de se buscar um equilíbrio emocional.

Anatomicamente falando, o diafragma funciona com um fole: ao inspirarmos,  expande os pulmões que se ampliam, e o ar entra; ao expirarmos o diafragma comprime os pulmões para o ar sair. O controle do diafragma consiste em evitar que haja uma compressão rápida os pulmões. Ou seja, treinar para que o diafragma se mantenha o maior tempo possível expandido, e lentamente permitir a expiração de uma forma contínua, lenta e controlada.

A boa postura é vital nesse processo. Ainda que você esteja sentado, deve-se manter a coluna alongada, com um bom posicionamento nas regiões pélvica, lombar e cervical para que haja espaço suficiente. Assim a musculatura abdominal poderá trabalhar livremente.

O efeito tranqüilizador de uma respiração profunda é muito gratificante e salutar. Ocorre maior oxigenação do cérebro e uma maior possibilidade de harmonia no trabalho do corpo como um todo.

O diafragma controla o volume de ar que passa pelas pregas (cordas) vocais, fazendo-as vibrar,  e gerar os sons para a fala.

O próximo passo para se controlar a emissão vocal,  consiste em se treinar a ressonância das vocalizações, ou seja, com a  boca fechada deve-se fazer um som, como “um mugido de boi”, vibrando as pregas (cordas) vocais. E criando uma ressonância nos ossos da face e do tórax, similar a uma caixa de som amplificada.

São exercícios muito eficazes para se conseguir um aumento no volume e conseqüente projeção da voz no espaço. A boa vibração sonora faz com que o corpo funcione como uma potente caixa acústica, ampliando a voz e projetando-a no ambiente de  uma forma agradável e harmônica.

 


Paulo Antônio Almeida

sent from
threadsy
twitter.com/psipauloalmeida
facebook/psicologopauloalmeida
www.marketing500.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário