quinta-feira, 2 de agosto de 2012

dicas de oratória

Dicas de técnicas de oratória
A articulação e dicção das palavras é outro treinamento que necessita ser realizado continuamente, pois estamos falando de músculos -  face, boca, língua, diafragma – sendo necessário manter um condicionamento físico apropriado. 

As brincadeiras de trava=língua são boas ferramentas para o aprimoramento da dicção. A leitura em voz alta de textos diversos, inclusive em outros idiomas, é outro instrumento que agiliza e aumenta sobremaneira a capacidade de articulação das palavras e frases. Ressalte-se que estamos falando de casos onde não há incidência de patologias graves no sistema fonoaudiológico.

Um exemplo de trava-língua: 

“O bispo de Constantinopla é bom Constantinopolizador. Quem o desconstantinopolizar, bom constantinopolizador será.”

São exercícios divertidos e precisam ser feitos com alegria e descontração para que os resultados sejam satisfatórios. A repetição é a alma do aprendizado. E nesse caso, repetir a leitura tanto de textos quanto de exercícios de dicção é fator de sucesso. A orientação nesse treinamento é tentar se concentrar apenas nas sílabas e não na palavra ou no texto todo. Assim, os acertos são maiores e a ansiedade é controlada.

 


Paulo Antônio Almeida

sent from
threadsy
twitter.com/psipauloalmeida
facebook/psicologopauloalmeida
www.marketing500.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário