quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Dicas de Comunicação e Oratória

O que fazer com os Né? Hum..Ham...ééee?!!!!

O equilíbrio e a harmonia são fundamentais em toda vida e expressão humana. Essa busca necessita ser constante, como também a compreensão de que somos imperfeitos. Durante uma apresentação o erro necessita ser incorporado como fazendo parte do processo. Fixar-se nos erros irá gerar um excesso de tensão , prejudicial a apresentação como um todo. Muitos alunos se preocupam com o excesso de “né?!”....hum...han....e outros maneirismos. Considero importante a conscientização de “limpar” esses excessos. Entretanto, quando nos fixamos nos erros, a tendência é permanecermos com eles. 

O melhor a fazer é concentrar-se no todo, ou seja, na apresentação como um todo, pensando nas diversas variáveis tais como o conteúdo, o público alvo, os equipamentos, o gestual, enfim todos os aspectos que envolvem uma apresentação, e buscar maximizar a sua expressão. Aos poucos, com a prática, os maneirismos vão desaparecendo. 
A minha experiência com os alunos tem demonstrado que um dos principais fatores de inibição é o alto nível de exigência consigo mesmo.

 


Paulo Antônio Almeida

sent from
threadsy
twitter.com/psipauloalmeida
facebook/psicologopauloalmeida
www.marketing500.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário